Marketing para Delivery

Marketing para Delivery

Use a estratégia de marketing para delivery e coloque em prática as dicas para aumentar o volume de vendas que vamos apresentar neste artigo, inclusive porque ela é tão importante para a sua empresa.

Marketing para Delivery
Marketing para Delivery 3

Por que é importante investir no marketing?

O marketing digital permite as empresas pequenas, médias e grandes fazerem a divulgação de seus produtos e serviços com um custo mais acessível. Até porque hoje as pessoas estão antenadas nas redes sociais, e-mail, Google, entre outros canais buscando por preço, qualidade, locais mais pertos de onde estão para adquirirem uma mercadoria. Ou seja, são diferentes locais de divulgação que um negócio tem para chegar ao seu consumidor final.

Dessa maneira, o marketing para delivery vem se consolidando e crescendo, pois tem sido incorporado no plano de trabalho das empresas e para quem faz marketing para delivery.

No entanto, para fazer parte dessa realidade é necessário atender às expectativas dos clientes. Por isso, comece buscando inovação, isso você verá a seguir.

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Qual é a relevância de inovar nesse setor e suas estratégias?

A inovação precisa estar presente em qualquer negócio para que ele seja bem-sucedido. Logo, ele deve estar presente também no sistema de delivery. Assim, crie boas estratégias e trabalhe juntamente o relacionamento com os consumidores.

Nem sempre inovar significa desenvolver algo novo, pode ser também melhorar um serviço que já existe, agregar valor nele, oferecer ao público o que ele necessita ou mesmo, aprimorar a sua operação de marketing digital para delivery.

Desse modo, confira a seguir algumas estratégias que possam ser implementadas por você.

1. Tratamento personalizado

É uma palavra importante hoje, pois ela precisa ser praticada desde o primeiro atendimento até o pós-venda para que seu cliente seja fidelizado pela empresa.

Dessa maneira, ele se sentirá bem atendido e terá vontade de retornar para fazer novas comprasporque seu desejo foi concretizado e resolvido. Ou seja, todo cliente é um ser único e merece ser tratado com personalização.

2. Novidades para os clientes

Os empreendimentos devem manter os clientes informados sobre as novidades que estão ocorrendo com a marca. Para isso, tenha ações planejadas junto com o lançamento dos produtos.

Utilize o upsell para apresentar que a compra faz sentido para quem precisa, que é uma demanda dele.

3. Oportunidade

Você precisa enxergar as oportunidades para divulgar mercadorias que tem grande e pequenas saídas. Por exemplo, geralmente, a loja que tem delivery usa o panfleto para incentivar as comprar, nele é indicado colocar promoção, alguns itens do que você vende. O importante é aguçar a curiosidade das pessoas.

Também, aproveite para usar uma linguagem próxima de seu público, como se estivesse falando com eles pessoalmente.

4. Crescimento com os clientes

Inclua os consumidores no crescimento do negócio. Comemore o sucesso junto com eles oferecendo descontos especiais, lançando produtos etc. Aqui, é fundamental fortalecer a imagem da marca e o relacionamento de longo prazo com os clientes.

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Como divulgar o serviço no Instagram?

Já que o Instagram é uma das redes sociais mais badalada, com 122 milhões de usuários no Brasil, é preciso considera-la em suas divulgações. Desse modo, veja como utilizá-la para que tenha resultados satisfatórios.

Personalize seu perfil no Instagram

Depois de criada a página é necessário personalizar a Bio com a descrição de seu negócio, explicando o que faz, contato, que sua loja faz entrega.

Também, coloque uma foto boa no perfil no tamanho indicado pela plataforma. E um link de seu site ou do delivery de forma que seja clicável.

Crie a estrutura do seu perfil

Feito isso, desenvolva sua persona, faça um planejamento e calendário de publicações do que será publicado em suas postagens. Você pode fazer post todos os dias ou não. Deixe um dia para divulgar seus produtos, outro para dar dicas sobre a área em que atua, mais um para uma frase de motivação, ou receita de algum procedimento e, assim por diante.

Também, defina o que será colocado nos stories para melhorar o engajamento. Todavia, antes defina seu objetivo se é ganhar autoridade, visibilidade ou outro motivo.

Use criatividade nas imagens

Tire boas fotos de suas mercadorias para divulgar o delivery, utilize uma câmera com boa resolução, de preferência coloque fundo branco para que possa recortar e sobrepor em outras imagens.

Faça fotos mais de perto para pegar detalhes. Se atente a isso, porque se ficarem ruins prejudicará a venda de seus produtos.

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Busque interação com seu público

Faça várias lives, stories para criar interação com seus usuários, mostrar que sua empresa é humanizada. Use o story para enviar enquetes, perguntas, algo ao vivo. Nas lives poderá apresentar como é feito suas mercadorias, ou parte do processo, o público gosta de conhecer o que está consumindo. Isso transmite confiança a eles.

Invista em conteúdo de qualidade

Veja como seus concorrentes estão empregando os conteúdos e no que eles estão falhando para que possa fazer diferente. Mas, tenha uma política de informação relevante direcionada aos seus clientes nas redes sociais. Não poste apenas por postar. Priorize a qualidade de seu conteúdo, seguindo o roteiro que aprendeu acima.

Utilize conta comercial

Ao fazer seu perfil use uma conta comercial para que tenha mais funcionalidades do Instagram, por exemplo, patrocinar posts com CTA (Call to Action), relatórios para mensurar resultados, saber quem está visitando seu perfil e outros.

Tenha mais seguidores

No início não é fácil conseguir seguidores, mas há uma dica que pode ser interessante para você. Procure fazer parcerias com outros perfis que tem a ver com sua marca e que já tem uma audiência.

Por exemplo, uma loja de roupa pode fazer parceria com uma de calçados ou bolsas. Dessa forma, sua empresa desenvolverá publicações para divulgar o delivery no negócio parceiro.

Invista em marketing para delivery com conteúdo

Sabe este texto? Este mesmo que você está lendo! Então, ele faz parte de uma marketing para restaurante delivery! Mas calma! Não pense que, por ser uma estratégia de marketing, as informações aqui não são válidas, tá? Muito pelo contrário!

O marketing de conteúdo é um meio para você gerar conhecimento para seus atuais clientes e até os futuros. Com ele, você pode ir além de falar sobre delivery, o que pode atrair novas pessoas para o seu site. Então, tenha um blog e escreva sobre gastronomia, dicas de receitas, combinações de bebidas e deixe sempre a opção de delivery como forma de consumo.

Não se esqueça de que ter uma produção constante é umas das ferramentas para alcançar bons resultados em relação ao marketing para delivery.

Invista em boas fotos

Para boa parte dos pontos que você viu aqui, é essencial ter boas fotos para ajudar a ilustrar todas essas estratégias. 

O seu cardápio, seja online, seja em folder, vai precisar de boas fotos, para encantar o cliente. As suas mídias sociais precisam de fotos bem feitas, para servir de boas vitrines. Seu blog também precisa de fotografias bacanas, para ilustrar seus artigos. Enfim, ter fotos legais vai ser aquele “‘quê” a mais, para o negócio ser visto com bons olhos.

Com estas informações, esperamos que você se sinta preparado para usar do marketing para delivery e fazer com que o público conheça os seus serviços! Não se esqueça de traçar uma boa estratégia, para fugir de erros comuns do ramo de marketing para delivery. 

Quem são seus concorrentes?

Você já conhece o Cliente Ideal do seu delivery, certo?

É bom também conhecer a concorrência. 

Mas é preciso prestar atenção: concorrentes do seu delivery são aqueles que competem pelo mesmo cliente.

Se o seu delivery vende hamburguers, outra hamburgueria que atende uma região diferente da sua, não é concorrente; um restaurante italiano, porém, pode competir pelo mesmo cliente sendo, assim, seu concorrente.

Procure mapeá-los, e observe suas ações. Vejam como eles estão atuando nas redes sociais e o que estão fazendo para atrair clientes.

Estar de olho nas estrategias de marketing para delivery concorrentes com certeza trará bons insights para você.

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Personalize as entregas e entregadores

Como mencionado no tópico anterior, você pode inserir materiais gráficos de seu delivery nos pacotes de entregas, e, além disso, você também pode personalizar o pacote em si. Deixe um recado para o seu cliente, colocando seu nome, agradecendo pela sua escolha. Outra opção que também é legal é enviar algum brinde que você tenha disponível.

Essas ações servem para conquistar o cliente ao fazê-lo ver que ele não é apenas um número de pedido, mas alguém importante para o seu delivery.

Além da personalização da entrega, também existe a personalização do seu entregador. Treine os seus colaboradores para serem atentos e cordiais ao chegar às residências de seus consumidores.

Para além disso, você também pode disponibilizar uniformes para eles, com a sua marca, e adesivar o baú das motos que carregam suas refeições.

Busque interação com seu público

Faça várias lives, stories para criar interação com seus usuários, mostrar que sua empresa é humanizada. Use o story para enviar enquetes, perguntas, algo ao vivo. Nas lives poderá apresentar como é feito suas mercadorias, ou parte do processo, o público gosta de conhecer o que está consumindo. Isso transmite confiança a eles.

Invista em conteúdo de qualidade

Veja como seus concorrentes estão empregando os conteúdos e no que eles estão falhando para que possa fazer diferente. Mas, tenha uma política de informação relevante direcionada aos seus clientes nas redes sociais. Não poste apenas por postar. Priorize a qualidade de seu conteúdo, seguindo o roteiro que aprendeu acima.

Utilize conta comercial

Ao fazer seu perfil use uma conta comercial para que tenha mais funcionalidades do Instagram, por exemplo, patrocinar posts com CTA (Call to Action), relatórios para mensurar resultados, saber quem está visitando seu perfil e outros.

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ENCANTE O CLIENTE

O seu cliente fez o pedido? Surpreenda-o. Vá além das suas expectativas.

A embalagem é muito importante, é por meio dela que o cliente terá o primeiro contato com o produto que comprou.

Muitos deliveries perdem uma excelente oportunidade de se diferenciar da concorrência ao enviar a comida em uma embalagem genérica, como qualquer outra.

Diferencie-se, mostre que é único. 

Mande uma mensagem escrita de próprio punho, ofereça um desconto para a próxima compra, ofereça um bombom de sobremesa.

Instigue o cliente a fotografar a refeição e a marcar o perfil do seu restaurante no Instagram dele.

São açoes de baixo custo que podem impactar positivamente os resultados do seu delivery.

Prepare o processo de delivery

Primeiro, é preciso pensar em todo processo de entregas, para causar uma boa impressão em seus clientes. Do contrário eles não retornarão a sua loja e nem farão boas recomendações. Por isso, defina em qual região vai atuar com o delivery, poderá escolher os bairros ou cidade.

Após, analise os custos dessa área e qual será a taxa de entrega. Em seguida, determine os horários e dias de atendimento, analise qual o período que tem mais entregas, se atenderá também nos finais de semana.

Tudo deve ser levado em conta para que tenha o número de entregadores adequados. Inclusive, quem fará parte dessa equipe. O indicado é ter um processo e um grupo separado para esse serviço para que não atrase os pedidos dos clientes.

Inclua o serviço no site do negócio

Tudo organizado, invista nas estratégias de marketing para delivery. Começando com um site, que tenha um CTA, telefone de contato, horário de atendimento, todas as informações para que seu cliente não fique perdido.

Desenvolva materiais gráficos

Não use apenas a internet para divulgar seu negócio, desenvolva folders, panfletos, cartão de visita.Use os materiais gráficos para demonstrar sua mercadoria e as opções de entrega.

Deixe esses itens em locais onde passam muitas pessoas, por exemplo, se for o caso em padarias, supermercados, consultórios médicos etc.

Papéis e funções dos canais de marketing

Use mídias pagas

Uma empresa não sobrevive somente de tráfego orgânico, é fundamental investir em mídias pagas para alcançar públicos interessados em seus produtos ou serviços, seja na sua cidade ou mesmo fora dela.

Assim, crie campanhas em redes sociais em que seu público se encontra, usando palavras-chave, imagens e conteúdos criativos.

Se puder, contrate uma agência de marketing para fazer esse trabalho para você, eles são especialistas no assunto.

Faça um plano de fidelidade

Sua loja pode criar um plano de fidelidade ou cartão de pontos para que os consumidores ganhem algo quando atingirem determinada pontuação.

Um exemplo, um salão de beleza podem oferecer um corte de cabelo, depois que o cliente cortou por 10 vezes.

Configure os alertas do Google

Use o Google Alerts cadastrando tags e palavras-chave de sua área de atuação. Desse modo, quem fizer pesquisa no Google, ele alertará você direcionando o usuário para um conteúdo de seu blog.

No entanto, faça seus investimentos nos canais onde seus consumidores estão para que tenha sucesso em suas estratégias.

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