Reunimos em um único post as melhores técnicas para saber os melhores horários para publicar no Instagram e aumentar o engajamento de suas publicações na rede social
Ter uma boa taxa de engajamento no Instagram é o maior desejo de qualquer profissional de social media. Sabe-se que são inúmeros os fatores que influenciam na performance de uma publicação. O horário em que ela é feita é um deles.
Mas, então, como saber os melhores horários para programar posts no Instagram em 2022? Responder essa pergunta não é uma tarefa fácil, uma vez que o Instagram nunca se pronunciou oficialmente a respeito.
Contudo, existem técnicas e formas de se entender como os horários certos podem fazer com que suas publicações tenham mais interações, tornando o seu perfil mais relevante.
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Como definir os melhores horários para postar no Instagram 2022?
Enquanto o próprio Instagram não se posiciona oficialmente sobre, vários especialistas divulgam listas mostrando quais são os melhores horários. Ao gerenciar um perfil no Instagram, é preciso ter consciência de que o melhor horário irá depender única e exclusivamente da base de fãs que o segue.
É necessário entender seus comportamentos, padrões de atividades e como interagem. Assim, você saberá o momento ideal para ter maior engajamento no Instagram e aproveitar o timing do marketing.
Tudo começa por entender quem é seu público no Instagram
Para saber o melhor horário para fazer a publicação de um conteúdo, é essencial saber qual é o comportamento da sua persona na rede social. Um fator interessante de saber, por exemplo, são os horários que a persona dedica para acessar o Instagram.
Se a persona for um estudante de 17 anos, muito provavelmente ele estará hiperconectado, mas os horários do intervalo serão aqueles em que ele gastará mais tempo online. Já se for uma pessoa que trabalha em uma confecção de roupas 8 horas por dia, pode ser que ela acesse a rede apenas enquanto volta do trabalho, entre 18h e 20h.
Por isso, é importante se colocar no lugar da persona e entender como ela se comporta no uso das principais redes sociais. No momento de construir a persona ideal para o seu produto ou serviço, sempre pense em quais momentos ela terá contato com o conteúdo que está sendo produzido, no Instagram ou em outras redes sociais.
Essa informação é importantíssima para identificar o horário ideal para publicações nas redes sociais onde sua marca está presente.
A cada ano que passa, é normal questionar diariamente os melhores horários para postar foto no Instagram.
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Qual é a relação entre venda e horário da postagem?
O Instagram pode ser fantástico para o seu negócio. Em 2018, uma pesquisa realizada pela Nuvemshop mostrou que 70% das vendas realizadas no ano passado pelas redes sociais foram pelo Instagram. Esse resultado não é sem razão: a plataforma cresceu exponencialmente em todo o mundo. No Brasil não é diferente – já são mais de 100 milhões de usuários ativos na rede daqui.
Com tantas pessoas acessando o Instagram diariamente, fica claro que as marcas aproveitaram a oportunidade.
Hoje, até o próprio Instagram facilita as transações comerciais na plataforma. O Instagram Shopping com checkout próprio, por exemplo, é um grande passo para tornar o ambiente mais amigável e eficaz para os vendedores.
Porém, para obter bons resultados nessa rede social, é preciso ficar atento ao conteúdo que você está postando e ao nível de engajamento do seu público.
O Instagram não é uma loja virtual em si. É uma rede de entretenimento e relacionamento, um espaço visual onde as pessoas buscam dicas, informações e trocas.
Isto é um fato. Esta é a rede social com 15 vezes mais interações do que qualquer outra. E o resultado dessas interações são vendas recorrentes. Afinal, a verdade é que não existe competição por quem engaja o público.
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Tenha atenção ao horário comercial
O horário comercial é geralmente o período onde estabelecimentos do comércio e serviços realizam o atendimento ao consumidor.
Normalmente, é compreendido entre 9h e 18h de segunda a sábado para capitais e regiões metropolitanas. Em algumas cidades do interior, o horário comercial é considerado como sendo o período entre 8h e 17h.
Por que publicar no horário comercial pode não ser uma boa ideia?
É comum que, durante esse horário, as pessoas interajam menos com os conteúdos no feed do Instagram e Stories por estarem trabalhando. Por isso, em geral o ideal é publicar entre os horários que compreendem o intervalo para almoço que vai das 11h às 14h.
Aprenda como baixar videos e imagens do Instagram.
Como descobrir os melhores horários para publicar no Insta?
Existem algumas formas de prever o melhor horário para publicar na Instagram. Nenhuma delas é definitiva, porém podem ajudar bastante a ter um melhor envolvimento do público com suas publicações na rede social. Vamos a algumas das opções disponíveis:
Use as informações do Instagram for Business
A melhor maneira de descobrir os horários em que suas publicações no Instagram podem ter mais interações é usar as informações disponíveis para perfis empresariais do Instagram.
No Instagram for Business (ou Instagram para Empresas), você tem acesso às principais métricas: alcance, impressões, visualizações, cliques no site e seguidores. Pode, também, acessar também dados demográficos como: faixa de idade, localização, os dias em que seus seguidores ficam mais ativos, e o mais importante, os horários com maior interação com sua conta.
Como ver as informações do Instagram Insights?
Para acessar o Instagram Insights em seu smartphone, siga os seguintes passos:
logar no perfil comercial e clicar no ícone com três linhas na horizontal disponível no canto superior direito;
logo em seguida, clique em Informações (ícone de gráfico com três barras na vertical);
após clique na opção Público;
em Seguidores, clique em Horas para visualizar os horários em que seu público mais interage com suas publicações.

Passo a passo para ter acesso aos dados do Instagram Insights
A primeira coisa que você precisa fazer é entrar na sua conta e selecionar o ícone que possui 3 linhas horizontais, que fica localizado no canto superior direito da sua tela, veja a imagem abaixo:
Em seguida, você deve clicar em “informações” e, posteriormente, na opção “Público”.
Dentro desta guia, você encontrará 5 seções, que são:
Locais principais
Crescimento
Gênero
Grupo de idade
Seguidores
Você terá então que rolar a tela do seu celular até “Seguidores” e depois tocar na aba “Horários”, para ter acesso a um gráfico que mostrará os horários.
O próximo passo é clicar em “Dias” e então você verá um gráfico com os melhores dias em que seus seguidores mais interagem com sua conta.
Com todas essas informações em mãos, será possível saber o comportamento do seu público-alvo e os melhores horários para postar no Insta todos os dias.
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Qual o melhor horário para postar no Instagram de acordo com cada área?
É possível prever os melhores horários para publicar no Instagram, de acordo com o nicho do seu negócio. Segue a seguir um melhor momento para postar no Instagram para ter mais resultados de acordo com seu nicho:
Educação
Se você trabalha com educação, o melhor momento para postar no Instagram é segunda-feira, às 20h. O pior dia para isso é domingo.
Os picos de engajamento ocorrem entre 11h e 16h durante a semana.
Organizações sem fins lucrativos:
O melhor dia para postagens no Instagram nesta área é terça-feira. O maior pico de alcance de público é entre 12h e 17h durante a semana. Para esse nicho, sábado é o pior dia para publicar.
Tecnologia
Os postos de tecnologia tendem a ser mais engajados de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h. O melhor dia para postar é quarta-feira por volta das 10h. Domingo continua sendo o dia com menos engajamento do usuário e não é considerado um dos bons horários para postar no Instagram.
Retalho
Para empresas que atendem outras empresas (B2B), recomenda-se publicar entre 11h e 13h aos sábados. A maior taxa de engajamento é entre 10h e 15h diariamente. Segunda-feira tem o menor desempenho da rede social.
Bens de consumo
Os melhores dias para a área de bens de consumo (alimentos, vestuário, produtos de higiene, etc.) são quarta-feira às 15h e sábado às 10h. Os picos de engajamento da plataforma ocorrem entre 10h e 15h de segunda a quinta.
Domingo é o dia que proporciona menos interações no Instagram para esta área.
Saúde
Terça-feira é o melhor dia para postar esta área no Instagram, sendo 13h o melhor horário para fazê-lo. Os maiores picos de engajamento são de terça a quinta, entre 9h e 16h.
O final de semana costuma ter baixo índice de interações nas redes sociais para quem trabalha na área da saúde.
veículos de mídia
Para a imprensa e outros meios de comunicação, quinta-feira às 9h é o melhor resultado para postagens no Instagram. Nas quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h, a rede social também apresenta altos índices de engajamento.
O fim de semana não traz grandes resultados para as interações na plataforma.
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E para postar stories, existe hora certa?
Não há consenso a esse respeito. No entanto, é recomendável que as histórias sejam publicadas quando seus seguidores estiverem mais ativos.
Para conhecer esses dados, é necessário monitorar as métricas da sua conta. Assim, você entenderá como seu público se comporta em relação aos dias e horários de maior uso da rede social.
Faça seus próprios testes
Outra maneira de descobrir os melhores momentos para publicar no Instagram é realizando seus próprios testes. É importante lembrar que esse processo é mais demorado, podendo levar de semanas até meses para ser concluído.
Porém, é a maneira mais genuína de encontrar informações que podem ser cruzadas para gerar insights preciosos, além de documentar sua estratégia de crescimento no Instagram.
Por meio de uma planilha, registre a semana, o dia da semana e horários em que suas publicações são feitas. Na mesma linha, reserve um espaço para documentar o formato de conteúdo (foto, vídeo, carrossel, GIF e outros) e as quantidades de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.
Lembre-se de reservar um espaço para observações gerais que podem ter interferido no engajamento do conteúdo. Exemplos: o post foi feito em uma data comemorativa, foi usado um recurso diferente para criação da imagem ou legenda, etc. Estas informações são essenciais para fazer uma análise real dos dados que serão obtidos. Isso é bem importante, também, para perceber rapidamente que o perfil está sendo punido com um shadowban.
Aprenda como Turbinar sua Bio do Instagram.
Use o Instagram para Negócios
Muitas pessoas não sabem, mas o próprio Instagram oferece uma ferramenta de análise no aplicativo.
Para isso, você precisa converter seu perfil em uma conta comercial.
Eu realmente recomendo fazer isso se você realmente quiser ganhar dinheiro com o aplicativo.
A migração é um processo muito simples e permite o acesso a dados muito importantes para a estratégia.
Esse recurso é conhecido como Instagram Insights ou Instagram Analytics justamente pela coleta de informações quantificáveis que permitem a análise numérica de valores.
Com o Instagram for Business, você pode não apenas ver os horários de pico de seus seguidores, mas também visualizar dados sobre acessos, impressões, cliques em links e impressões.
Além disso, elementos focaram no comportamento do seguidor, faixa etária, localização geográfica, pico de engajamento, entre outros.
Fique atento ao horário de funcionamento
O horário comercial no Brasil normalmente compreende o espaço das 8h às 18h.
Seria lógico não publicar nesse período pensando que, durante o horário de trabalho, as pessoas não interagiriam tanto nas redes sociais.
Mas não exatamente.
Alguns dos horários mais quentes para o Instagram e o Facebook estão dentro do horário comercial.
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Saiba onde seu público está
Você sabe para quais regiões você fala? Informações geográficas podem ser valiosas ao postar no Instagram. Essa é uma informação extremamente importante para quem deseja saber o melhor horário para postar no Instagram.
Além das características culturais, que podem interferir no conteúdo que você postar, existem 4 fusos horários no Brasil.
Em Rio Branco, por exemplo, o potencial cliente verá sua postagem 3 horas depois de uma pessoa em Fernando de Noronha. Se sua página atende a outro país, essa relação é ainda mais forte.
Portanto, identifique onde está a maior parte da sua clientela. Para obter as informações, você pode usar o Instagram Business.